Futuro com Abril
Garantir até ao fim<br>o êxito da campanha
A poucos dias do fim da campanha nacional de fundos «Mais Espaço, Mais Festa. Futuro com Abril», lançada em Outubro de 2014 com o objectivo de custear a aquisição da Quinta do Cabo, as organizações e militantes do Partido e muitos amigos da Festa do Avante! fazem um derradeiro esforço para recolher os contributos e compromissos em falta e – porque não? – levam ainda a cabo muitas conversas para angariar novos contributos. Na Organização Regional de Coimbra, como seguramente em muitas outras, é precisamente a recolha e centralização de «alguns compromissos» assumidos e ainda não consumados que a separa (ou separava) da concretização dos objectivos definidos há cerca de um ano e meio.
Objectivo superado
Em conversa com o Avante!, o responsável pela campanha de fundos no distrito, Jorge Raposo, garantiu estar-se «muito perto» de atingir a meta traçada: no dia 22, quando se realizou a entrevista, estavam já recolhidos 99,59 por cento do valor previsto. Hoje, seguramente, o objectivo foi já atingido e muito provavelmente superado.
Como em todas as outras organizações do Partido, também ali a campanha constituiu uma «corrida de fundo». Aquando do seu lançamento, recorda Jorge Raposo, foi atribuída uma meta à Organização Regional de Coimbra, que foi quase de imediato redefinida: «os responsáveis de cada organização discutiram e aprovaram os valores que cada uma delas se responsabilizava por angariar», relatou, acrescentando que desse debate, que se estendeu às células, comissões concelhias e organizações de freguesia, resultou um novo objectivo, muito superior ao inicialmente previsto. De Outubro de 2014 até Abril de 2016, houve «meses melhores do que outros, como é natural», mas o que ressalta desta campanha, no distrito de Coimbra como em todos os outros, é que o «objectivo regional foi sendo alcançado» – com muito esforço e dedicação, é certo, mas também com muita generosidade.
Êxito político e financeira
Somando a acção determinada de centenas de quadros do Partido com o contributo generoso de muita gente, é certo e seguro que a campanha nacional de fundos resultará num grande êxito político e financeiro do PCP, a que o Avante! dará expressão na sua edição de 19 de Maio. Até lá, e especialmente até ao dia 16, mais do que «cantar vitória» e «fazer a festa antes do tempo», importa acima de tudo garantir que nem um cêntimo que pudesse ser canalizado para a campanha de fundos deixe de o ser.
O segredo é o de sempre: audácia, perseverança, organização.